sábado, 11 de agosto de 2007

Derrota de Yeda

Pacote de Yeda derrubado por nocaute!

Por um placar de 28 votos a 24, o 'tarifaço turbinado' (como muito bem definiu o deputado Flávio Koutzii, líder da bancada do PT) da futura governadora Yeda Crusius, do PSDB, foi derrotado na sessão extraordinária realizada na Assembléia Legislativa gaúcha, no dia de hoje.

A derrota certamente adquire aspectos de tragédia para o futuro governo neoliberal, uma vez que Yeda contava, em sua 'base de apoio' (se é que, a partir de hoje, assim se pode chamá-la) com a maioria absoluta dos partidos e das cadeiras na Assembléia Legislativa, sendo que, por arrogância, incompetência e/ou inabilidade política, não soube coesioná-los, mesmo detendo um sem número de cargos de 1º, 2º e 3º escalões na montagem de seu governo, utilizados como 'moedas de troca' para tentar passar suas propostas de arrocho salarial e de aumento de impostos.

Mas não adiantou. A derrota foi acachapante. A crise de seu governo, que ainda nem começou, adquiriu contornos abissais. De cara, já perdeu pelo menos três de seus (quase) secretários, que renunciaram sem ao menos assumirem. E o líder de seu partido na AL renunciou na véspera da votação do 'pacote', mostrando descontentamento com 'forma e com o conteúdo' do pacotaço natimorto.

O ano, assim, não termina tão mal como estava sendo anunciado. Podia ter sido bem pior...

Melhor para os trabalhadores, para os pequenos e médios empresários e agricultores. Melhor para o Rio Grande do Sul. (Poa, 2006)

Nenhum comentário: